Beach tennis e as lesões mais frequentes

O beach tennis é um esporte que foi criado a partir do frescobol e surgiu em Ravenna, na Itália, chegando ao Brasil relativamente recente, em 2008. Atualmente, o esporte conta com aproximadamente 1 milhão de praticantes no mundo e virou febre aqui no Brasil, que já é considerado a 2ª potência do esporte no mundo.

 

Além do estilo de jogo e técnica, a exigência física do beach tennis é bem diferente da do tênis de campo tradicional. Manter o corpo em equilíbrio na areia requer um gasto energético maior e o trabalho exigido pelas articulações e músculos para produzir movimento também é bem superior devido a resistência da areia.

beach tennis

E as lesões nesse esporte? São parecidas com aquelas encontradas no tênis de campo?

Segundo estudo publicado recentemente (talvez o único no assunto) sobre lesões no beach tennis, existem algumas diferenças também na incidência de lesões em comparação com o tênis de campo:

– Dor lombar por sobrecarga é mais frequente no beach tennis por exigir mais a posição agachada para estabilizar o corpo na areia. O ideal é o participante de manter em posição de semi-agachamento a maior parte do tempo enquanto pratica o Beach tennis.

– Tendinite do ombro também é mais comum pelo beach tennis exigir a posição do braço mais elevado durante o jogo em relação ao tênis tradicional.

– Tendinite patelar é menos frequente no beach tennis pelo efeito de amortecimento do impacto na areia. Lembrar que a tendinite patelar é causa bastante frequente de afastamento das quadras no tênis de campo. Temos o exemplo do jogador Rafael Nadal que já se afastou por longos períodos devido tendinite patelar.

E que outras lesões podem ocorrer nesse esporte?

Outras lesões que são bastante frequentes na prática do beach tennis são:

– Lesões musculares agudas, mais comumente na coxa, panturrilha e região lombar. São lesões que iniciam com dor aguda muscular em “fisgada”. Podem ser classificadas em graus 1 a 3 a depender da quantidade de fibras musculares que se rompem.

– Entorses e fraturas são mais comuns no hálux (“topada” no dedão do pé) pela irregularidade do terreno arenoso.

– Entorse do tornozelo e joelho: por serem articulações bastante exigidas na areia. As irregularidades do terreno arenoso exigem muita estabilidade dessas articulações.

Conclusão

A melhor maneira de lidar com lesões nos esportes é a prevenção. E para prevenir é preciso primeiro entender e reconhecer quais são as lesões mais frequentes no esporte que você pratica.

Procure um educador fisico para auxilia-lo (la) caso vá iniciar a prática de Beach Tennis e não está acostumado com esse esporte! Caso sinta alguma dor e desconforto, procure atendimento com ortopedista ou médico do esporte!

Espero que tenham gostado do conteúdo! Fico a disposição para dúvidas!!

20 respostas

  1. Parabéns pelo artigo! Estava procurando informações sobre as lesões no beach tenis, pois eu jogo tenis de quadra há 7 anos e estou com fascite plantar crônica e esporão, nos dois pés. A indicação médica foi substituir o tenis por exercícios sem impacto. Comecei a jogar beach tennis e estou gostando, melhorou minhas dores da fascite, mas tenho dúvidas sobre o impacto na areia. Comecei a usar uma sapatilha com palmilha com amortecimento para diminuir ainda mais esse impacto na areia. Gostaria de saber se realmente o impacto no beach tenis é baixo e se posso jogar com fascite plantar?

    1. Olá Larissa, certamente o impacto no beach tennis é menor que o do tênis, porém outros tipos de lesões serão mais comuns no beach tennis devido a instabilidade do terreno (areia). Qualquer esporte é possível de se praticar para quem tem fascite plantar (mesmo o tênis de quadra), no entanto pode ser necessário fazer uma boa reabilitação (fisioterapia, exercícios e musculação) antes de praticar esses esportes e enquanto os pratica também! Se precisar pode contar comigo! Boa sorte nos treinos !

  2. Comecei tem 3 meses no esporte. Estava gostando muito e emagrecendo . Fazeis aula todo dia segunda a sexta . Comecei cim uma for no pescoço e braço . Fuz ressonância e pelo visto não vou poder voltar s jogar .

    1. Olá Ricardo ! Obrigado pelo interesse no artigo! Difícil somente com essas informações entender porque terá que parar o esporte. Na grande maioria das vezes, após tratamento, é possível retornar aos esportes. Porém teria que avaliar melhor seu caso em consulta. Se precisar de mim estou a disposição! Abraços

  3. Oi Dr.
    Boa noite.
    Me interessei pela prática do beach tennis. Tive em 2017 capisulite adesiva, tendinite no biceps, bursite, leve no tendão, tudo isso do lado esquerdo do meu braço/ombro. Tenho artrose nos 2 joelhos e fim da lombar. Será que posso praticar o beach tennis?

    1. Olá Rosana! Obrigado pelo interesse no meu artigo! Certamente é possível praticar o beach tennis, entretanto com todas essas lesões ortopédicas é muito importante que faça acompanhamento com algum especialista. Se precisar de mim, eu fico a disposição, te receberei em meu consultório com maior prazer! Abraços

  4. Dr. Fernando, o Sr. pode me dar sua opinião, confesso que já apontei meu comentário anteriormente, mas uso Curcuminóides como Antiinflamatório Natural. O Sr. tem alguma experiência com esses produtos?
    Desde já agradeço

    1. Olá Caio, gosto muito sim da Curcuma por ser um anti-inflamatório natural. Pode ajudar principalmente para pacientes com contra-indicação a anti-inflamatórios convencionais na melhora da dor. Porém a resposta individual é bastante variável desses produtos, ou seja, em alguns casos ajuda bastante, outros nem tanto. Tem que ser sempre prescrito e acompanhado o seu uso pelo médico. Abraços

  5. Oi Dr Boa tarde, estou sofrendo com torcicolo crônico. Uma dor no pescoço que não passa, antes de campeonato então aí fico imobilizada. Percebo que ninguém se alonga, me oriente por gentileza como parar de sentir dores.

    1. Olá obrigado pelo interesse no meu artigo! No entanto, teria que te examinar e avaliar melhor para saber o motivo do seu torcicolo! Se precisar de mim, fico a disposição e terei o maior prazer de atende-la no meu consultório! Abraços

      1. Bom dia , dr ,gostaria de saber se quem tem bico de papagaio e profusões de hérnia na c3, c4,c5,c6,c7, com estreitamento no nervo , causando formigamento , pode praticar beachtennis .
        Obrigada

        1. Olá Jessica! Fica muito difícil de eu opinar no seu caso sem examina-la e ver os seus exames de imagem! Certamente no seu caso é muito importante uma avaliação ortopédica antes da prática esportiva! Fico a disposição se precisar! Abraços

  6. Olá, Fernando. Gostei muito do seu artigo. Foi muito esclarecedor.
    Olha, quero te perguntar se quem tem condromalacia grau II pode praticar Beach tênis. Eu tenho e estou me sentindo melhor com a prática só esporte.
    Faço Pilates desde junho de 2020 e senti uma melhora, mas confesso que tem sempre uma dorzinha que já se tornou rotineira.
    Enfim, quero saber se posso praticar Beach tênis e quais seriam os cuidados necessários para evitar uma lesão. Obrigada.

    1. Olá Elisangela! Fico feliz que tenha gostado do artigo! Certamente quem tem condromalacia patelar (independente do grau) pode praticar Beach tennis. Entretanto, pora evitar sentir dor ou outros sintomas é necessário fazer um bom fortalecimento muscular, sobretudo quadríceps, glúteos pois o Beach tennis envolve manter-se constantemente em posição semi-agachada. Não deixe de praticar, mas sempre com bom fortalecimento muscular (musculação ou mesmo o pilates mas pelo menos 3x/semana. Abraços

  7. Olá colega Fernando!
    Achei muito oportuno seu artigo sobre os riscos da prática do Beach Tênis, pois infelizmente ainda existe a crença de que, no assunto esporte, quanto mais melhor!?
    De fato, a atividade física é uma atividade essencial à vida animal, mas sua prática deve ser feita com cuidados e responsabilidade, para evitar as milhares de lesões atendidas anualmente em consequência de atividades exageradas e/ou sem o devido preparo para executa-las.

    1. Olá Antonio! Obrigado pelo interesse no artigo! Concordo plenamente. De fato, os limites do corpo humano tem que ser respeitados. Evitar o desequilíbrio na balança capacidade/demanda! Perfeita colocação! Abraços

      1. Bom dia Dr! Eu tenho 4 hérnias cervicais em C3-C4, C4-C5, C5-C6, C6-C7. Duas delas com laceração anular, e todas com estenosis do nervo. Há também uma migração subligamentar. Eu tbm tenho mais duas hérnias a nível lumbar em L4-L5 com estenose, e L5-S1. Gostaria de saber se seria impossível eu praticar o beach tennis? Ou qual outro esporte eu poderia praticar!

        1. Olá Lorenna! Obrigado pelo interesse no seu artigo! Te recomendo fortemente que procure uma avaliação com ortopedista especialista de coluna para tratar essas lesões na coluna ! A principio não recomendaria praticar qualquer esporte sem antes fazer essa avaliação e eventualmente algum tratamento especializado! Se precisar pode contar comigo! Boa sorte , abraços

  8. Tenho artrose nos dois joelhos, estou no beach tênis há 4 meses e me sinto melhor, sem crises.
    Estou surpresa e feliz, porque adorei este esporte.

    1. Olá Maria Cleusa! Obrigado pelo interesse no meu artigo! Que ótimo! Lembre-se que super importante, principalmente se tem artrose nos joelhos, que faça fortalecimento muscular (academia, pilates ou treino funcional) para prevenção de lesoes ou sintomas relacionados a artrose! Boa sorte e curta seu esporte, abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe essa informação!