Dor muscular e nas articulações após a infecção por Covid-19

Olá! Seja bem vindo ao meu site! Hoje vamos falar de um assunto de extrema importância e também muito atual.

Tem sido cada vez mais frequente a procura de pacientes que, após contraírem a infecção por Covid-19, se queixam de dores nas articulações e dores musculares pelo corpo todo. Sendo assim, algumas pessoas relatam sentirem uma dor que nunca tiveram antes e que começaram a ter após terem tido Covid-19. Já outras tem uma piora importante de uma dor que já tinham. Da mesma maneira, tem havido uma verdadeira “onda” de piora dos sintomas relacionados a artrose dos joelhos !

Realmente faz sentido isso? A Covid-19 pode causar esse tipo de problema?

Devemos lembrar que, tudo é muito novo em Covid-19. Por isso, temos que ter muito cuidado de “culpar” a Covid-19 por todos os problemas que estão acontecendo. Mas vamos ver o que temos de estudos publicados nesse assunto:

 

Um artigo publicado em revista muito confiável (Jama) mostrou que dores musculares foram o 5º sintoma mais frequente durante a fase aguda de infecção da Covid, ou seja, enquanto a doença está em atividade no corpo. Do mesmo modo, esse artigo mostrou que dores nas articulações (como nos joelhos) foi a 3ª causa mais frequente de sintoma que persiste após a cura da infecção por Covid-19. Ou seja, uma dor que fica como sequela da doença.

 

Igualmente, dores nas articulações apareceram em 27,3% das pessoas que tiveram a infecção por Covid-19, segundo uma revisão publicada em outra revista de reumatologia. Apesar disso, esse artigo mostrou que as dores musculares e nas articulações do corpo não tem relação com a gravidade da doença. Ou seja, se estiver tendo a doença e esses tipos de sintomas, não significa que sua evolução da doença vai ser pior ou melhor. Ainda nesse estudo, os autores mostraram que a Covid-19 não parece desencadear uma doença reumatológica, tipo artrite reumatoide.

E qual seria a causa dessas dores nas articulações e músculos?

Infelizmente, não se sabe ao certo ainda. Por enquanto, existem mais teorias e estudos que citam hipóteses, mas nada ainda muito comprovado. Entretanto, vamos entender as possíveis causas da piora dos sintomas de dor no corpo após a infecção pela Covid-19.

 

Primeiramente como hipótese, a Covid-19 causa a liberação de substâncias que ativam inflamação do nosso corpo. Isso pode desencadear ou intensificar processos dolorosos que tenham como causa da dor, a inflamação. Nesse sentido, doenças como a artrose, que causam muita inflamação das articulações, podem ter uma piora dos seus sintomas.

 

Em segundo lugar, alguns estudos tem mostrado uma possível relação entre a infecção pela Covid-19 e um tipo de dor que chamamos de dor neuropática. Como definição, a dor neuropática é um tipo de dor que é causada por um aumento da sensibilidade dos nervos do nosso corpo. Nesse sentido, o coronavírus parece gostar de infectar não somente as células do nosso pulmão, como também podem infectar e causar danos aos nervos do nosso corpo. Em outras palavras, o coronavírus parece ser tóxico às células nervosas, aumentando a sensibilidade dos nervos do nosso corpo. E como resultado, surge muita dor como sequela.

Falta de mobilidade e efeitos psicológicos da Pandemia da Covid-19

Da mesma forma, não se sabe também o quanto a falta de mobilidade devido a doença ou o próprio “lockdown” podem afetar a piora desses sintomas. Isso porque, queira ou não, as pessoas estão ficando mais confinadas em casa e mexendo cada vez menos o corpo. Sendo assim, a maioria das pessoas param sua rotina de atividade física ou terapias devido a doença e isso também tem seus efeitos ruins. Como consequência, há importante perda muscular que por sua vez, geram mais dor nas articulações, principalmente nas de pessoas propensas à artrose.

Além do mais, o sofrimento psicológico que a Covid-19 causa nas pessoas também pode trazer problemas que causam mais dores. Isso porque, as dores do nosso corpo tendem a se exacerbarem quando estamos muito ansiosos, deprimidos ou emocionalmente afetados de alguma maneira pela doença.

Por fim, a boa notícia é que na grande maioria das vezes, essas dores tem tratamento. Pode ser necessário fisioterapia, terapia ocupacional ou outros tratamentos que utilizamos para tratar as dores ou os efeitos que a doença causa nos nervos do nosso corpo.

Caso você tenha tido Covid-19 e está sentindo alguns desses sintomas procure atendimento especializado. Espero que tenham gostado do conteúdo apresentado! Fico à disposição para dúvidas e comentários!

Referências

  1. Attal, Nadine et al. “Potential for increased prevalence of neuropathic pain after the COVID-19 pandemic.” Pain reports vol. 6,1 e884. 27 Jan. 2021.
  2. Persistent Symptoms in Patients After Acute COVID-19. 2020 Aug 11; 324(6): 603–605.
  3. Covid-19 revisiting inflammatory pathways of arthritis. Nat Rev Rheumatol. 2020 Aug 11.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa informação!