O Ligamento Ântero-lateral é uma fita de tecido (lembra um barbante resistente) que, em conjunto com outros ligamentos, tem a função de estabilização do joelho. É um ligamento que está localizado do lado de fora da articulação (extra-articular) do joelho. Assim como os ligamentos cruzados, ele conecta o osso da perna (tibia) ao osso do fêmur, porém em posição mais externa à articulação do joelho, como mostra a figura acima.
A ruptura do Ligamento Ântero-lateral está relacionada, segundo estudos recentes, à lesão do Ligamento Cruzado Anterior. Nesse sentido, quando acontece a ruptura do Ligamento Ântero-lateral em conjunto com a do Ligamento Cruzado Anterior, há um aumento da frouxidão do joelho. Em outras palavras, quando rompe esse dois ligamentos o joelho fica mais “solto” do que quando rompe só o LCA.
Por isso, indicamos a reconstrução em conjunto do Ligamento Cruzado Anterior e do Ligamento Ântero-lateral para os seguintes casos:
Além da cirurgia de reconstrução combinada do LCA e do ligamento ântero-lateral servir para estabilizar melhor o joelho, existem outros benefícios com esse procedimento. Isso porque, existem vários estudos que mostram que as pessoas muito ativas tem menor chance de ter uma nova lesão quando reconstruímos os dois ligamentos. Por isso que também indicamos essa cirurgia combinada dos dois ligamentos para pessoas jovens e praticantes de atividade física, pois esses são o grupo de pessoas que tem a maior chance de ter nova lesão.
A cirurgia para reconstrução em conjunto do Ligamento Cruzado Anterior e Ligamento Ântero-lateral está se tornando cada vez mais popular no mundo todo, e também no Brasil. Lembrar que o Ligamento Ântero-lateral deve ser reconstruído sempre em conjunto com o Ligamento Cruzado Anterior. Então, vamos ás principais técnicas que utilizamos para fazer a Reconstrução do Ligamento Ântero-lateral:
1- Reconstrução do Ligamento Ânterolateral com enxerto de grácil:
Nesta técnica, aproveitamos uma parte do enxerto do grácil para a reconstrução do Ligamento Ântero-lateral. A outra parte do enxerto do grácil + o semitendíneo (que formam os tendões flexores) é utilizada para o Ligamento Cruzado Anterior.
Em seguida, realizamos túneis ósseos nos locais onde o ligamento Ântero-lateral se fixa no fêmur e na tíbia (um único túnel no fêmur e dois túneis na tíbia- veja abaixo). Por fim, passamos o enxerto do fêmur em direção à tíbia e o fixamos ao osso com dispositivos de fixação. Exemplos de dispositivos de fixação são parafusos de interferência ou âncoras, a depender da preferência do cirurgião.
2- Reforço ou tenodese da fáscia lata:
Nessa outra técnica, retiramos uma fita de 1 centímetro de largura da fascia lata, que é um tendão localizado na parte de fora do joelho. Tal tendão se localiza lateralmente no quadril e “desce” pela coxa em direção ao joelho se fixando na parte externa do osso da tíbia.
Dessa maneira, com o procedimento de tenodese, utilizamos a fascia lata como enxerto para reproduzir e fazer a função do Ligamento Ântero-lateral. Por fim, fixamos a fascia lata nos ossos do fêmur e tibia, nos nos locais onde fica Ligamento Ântero-lateral. Para isso, utilizamos como dispositivo de fixação parafusos ou âncoras.
Apesar de ser uma cirurgia mais complexa em comparação à cirurgia de Reconstrução do LCA feito isoladamente, o pós-operatório não muda muito.
Em termos de estética, o paciente fica com uma cicatriz a mais na parte de fora do joelho, mas geralmente ela é bem pequena. Por conta disso, o paciente pode ficar com uma dor leve e inchaço na lateral do joelho que pode durar algumas semanas. Raras vezes, pode durar alguns meses, mas tanto a dor quanto o inchaço regridem com fisioterapia.
Sendo assim, a fisioterapia pode ser começada assim que possível após a cirurgia. Assim como após a Reconstrução do LCA feito sozinho, a reconstrução do Ligamento Ântero-lateral em conjunto com a do LCA deve seguir as seguintes orientações:
Em relação ao tempo de retorno ao esporte, esse vai se dar após uma média de 9 meses após a cirurgia.
Por fim, espero que tenha gostado do conteúdo! Fico à disposição para comentários e dúvidas que surgirem!
Copyright ©2020 | Dr. Fernando Cury Rezende | CRM – 128914 | Desenvolvido por: IDEIASaMIL – Soluções em Design