Quando há dor no joelho, o problema sempre está no joelho ?

Entenda melhor o que pode acontecer nesses casos:

Nem sempre dor no joelho significa que a causa do problema que gera a dor esteja exclusivamente no joelho.

 

Algumas vezes o joelho dói, mas o problema pode um “descompasso biomecânico” do corpo gerando uma descompensação no joelho e, nesses casos se somente olharmos para o joelho, o problema da dor não será resolvido.

 

Sempre importante avaliar outras possíveis causas de dor nos joelhos que não estejam somente nos joelhos (ex. quadris, tornozelos e coluna principalmente) antes de ter certeza de que a dor no joelho é por um problema única e exclusivamente dos joelhos.

Outras possíveis causas de dor no joelho por problemas fora dele:

– Dor de origem da coluna lombar (por exemplo ciatalgias, lombociatalgias, hérnias discais e dor no tendão do psoas e iliopsoas). Por exemplo nas ciatalgias e hérnias discais, a dor pode ser refletida para os joelhos por pinçar o nervo que inerva a região dos joelhos.

 

– Dor na articulação dos quadris: os quadris estão intimamente relacionados aos joelhos, e são muito comuns alterações anatômicas e funcionais dos quadris gerando sobrecarga nos joelhos, principalmente na patela. Aliás a patela esta profundamente conectada a articulação coxo femoral (quadris) e por exemplo, não é infrequente que um desalinhamento na patela pode ter origem na articulação dos quadris. Nesses casos, uma abordagem terapêutica que inclua a reabilitação dos quadris, pode melhorar em muito dores e instabilidades nos joelhos.

 

– Alterações nos tornozelos e pés: perda de mobilidade nos tornozelos, alteração de pisada dos pés (pés pronados ou supinados) e outros muitos problemas estruturais dos pés e tornozelos podem levar a sobrecarga dos joelhos. Sempre que uma articulação está funcionando mal, a articulação “vizinha” pode sofrer por compensar o problema da outra articulação.

Todo cuidado é pouco na avaliação do paciente:

Por fim, diante de dor nos joelhos de origem não traumática (ou seja, sem trauma ou torções como causa), temos que voltar nosso olhar para o corpo todo do paciente, a fim de encontrar outras causas subjacentes para dor. Isso implica em uma conversa detalhada com paciente em consulta, além de um exame clinico minucioso.

 

E você ? Sente dor em outras articulações além dos joelhos?

 

Fico a disposição para comentários e dúvidas!

Compartilhe essa informação!